Estudantes goianos vencem, pela segunda vez, a ‘Copa do Mundo de Física’

Uma equipe de estudantes de Goiás, chamada de Tensores de Maxwell,  ficou em primeiro lugar na versão brasileira do Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), considerada a “Copa do Mundo de Física”, competição nacional que aconteceu em São Paulo. Os bi-campeões têm entre 15 e 17 anos e ganharam o título após resolverem uma equação que explica porque um giroscópio em rotação, feito de material condutor, mas não ferromagnético, desacelera quando posicionado em um campo magnético.

A segunda, das três equipes do Colégio Arena que foi para São Paulo, chamada “Sagan-me os bons”, ficou em nono lugar e trouxe para casa a medalha de bronze. “Foram propostos a eles 17 problemas para serem solucionados, e eles tinham que aceitar um desses para resolver. A equipe resolveu explicar a questão sobre o fenômeno que acontece para que uma bola leve seja captada por um funil depois que o ar é soprado através do objeto”, contou o professor Samuel Araújo.

Segundo o professor de matemática, as situações-problema solucionadas pelos adolescentes são de nível de mestrado e doutorado em física, e demandaram meses de preparação. “Eles gostam disto. Eles são curiosos e trabalham muito com isto, se dedicam 6, 7 meses por ano resolvendo os problemas da IYPT”, disse.

O estudo que rendeu o troféu de 1º lugar e 9º lugar começou a ser feito pelos alunos no ano  passado. Esta foi a segunda vez que uma equipe goiana chegou à final e venceu a competição. Os adolescentes venceram outras 21 equipes brasileiras.

Agora um integrante do grupo vai representar o Brasil na etapa internacional, que vai ocorrer em julho desse ano, na Polônia. “É uma responsabilidade muito grande e ao mesmo tempo um orgulho para nós professores e diretores do Arena”, disse o professor.

Ganharam medalha de ouro os alunos, Cristiano Grigorio (líder da equipe), Vinícius Alcântara, Luciano Ferreira, Gabriel Ambrósio, Isadora Caiado, e Ana Carolina Fernandes.

Recepção no aeroporto

Os alunos foram recepcionados pelos diretores e professores do Colégio Arena, pais e receberam um abraço do Governador Ronaldo Caiado e do Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que estavam no aeroporto no momento do desembarque dos estudantes.  “Nós explicamos e orgulhosos disseram que ficam felizes em poder contar com os nossos jovens para levar o nome do nosso estado e da nossa cidade para outros países”, contou Thiago Francisco, responsável pelos eventos do Colégio.

*Com informações da assessoria de imprensa.

Compartilhe com seus amigos:
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related posts

Leave a Comment

Não sou um robô *